segunda-feira, 1 de maio de 2017

Chegou a hora de abraçar o time na busca pela classificação: #Bota40Mil




Botafogo + Conmebol Libertadores Bridgestone + Estádio 
Nilton Santos + torcida em peso. Terça é dia! #Bota40Mil
Ontem, 01 de maio, data em que se comemora o Dia do trabalhador, os jogadores do Botafogo se apresentaram no campo principal do Estádio Nilton Santos e ralaram num treino-apronto visando o confronto contra o Barcelona de Guayaquil hoje, no mesmo local, pela quarta rodada do Grupo 1 da Copa Libertadores.

A atividade foi aberta aos torcedores que compareceram em grande número e fizeram festa com os jogadores revivendo a boa prática de outros tempos em que a Torcida comparecia aos treinamentos na véspera dos Clássicos e grandes jogos.

O time atuou no meio de semana pela Copa do Brasil e conseguiu uma vitória heroica sobre o Sport, de virada, por 2 a 1, estreando nas oitavas de final da competição. O jogo de volta está marcado para o próximo dia 31 deste mês na Ilha do Retiro onde o Glorioso luta para passar de fase jogando p com a vantagem do empate. 

Veja o que escrevemos sobre a vitória épica do Botafogo sobre o Sport pela Copa do Brasil: Blog do FelipaoBfr: Um herói em cada jogo: reflexões sobre a vitória épica contra o Sport...



 Treino - Atividade com presença da torcida


Embalados pela torcida, os jogadores fizeram o último treino antes do confronto contra o Barcelona-EQU, amanhã, às 21h45, no Estádio Nilton Santos. (Inscreva-se na #BotafogoTVhttps://youtu.be/7NMNpV0dKjs)


Tabela atualizada após a terceira rodada Grupo 1 (SporTV)
Invicto na fase de grupos e com 100% de aproveitamento nos jogos no Niltão, a classificação para as oitavas na Libertadores parece encaminhada pelo Botafogo, bastando para isso fazer o dever de casa contra o Barcelona-EQU hoje e contra o Atlético Nacional-COL no próximo dia 18, uma quinta-feira. 

Cumpridas três rodadas na fase atual, o Alvinegro soma sete pontos (2v, 1e) e lidera o chamado "Grupo da Morte" com a mesma pontuação dos equatorianos. Perto da classificação, o Bota precisa de uma vitória para que o time alcance os 10 pontos e siga em frente na competição. Se o Atlético Nacional vencer o Estudiantes hoje, no outro jogo pelo Grupo 1, a classificação alvinegra fica assegurada com duas rodadas de antecedência.

O resultado heroico conseguido contra o Sport foi fruto da perseverança desse time de Jair que, mesmo diante das piores adversidades, se nega a entregar os pontos e luta até o final. Tem sido assim na Libertadores e tudo indica que a pegada será repetida hoje contra os equatorianos. E tem que ser assim já que o adversário é um time rápido, joga preferencialmente nos contra-ataques e a atenção deve ser constante para se evitar surpresas no Niltão.

Aqui o treino de bicicleta começa desde cedo 
(Foto: Vitor Silva/SS Press/BFR)
Após o treino festivo no feriado, o técnico Jair Ventura, que completa hoje o seu 50o. jogo como técnico do Botafogo (*), promete um escalação ousada sugerindo que pode começar o jogo com três atacantes - Pimpão, Guilherme e Sassá - ao invés dos três volantes utilizada nos últimos jogos.

(*) JAIR VENTURA NO BOTAFOGO: (Lancenet)

49 JOGOS
27 VITÓRIAS
9 EMPATES
13 DERROTAS
64 GOLS PRÓ
43 GOLS CONTRA
61.2% DE APROVEITAMENTO


Colocando em prática o seu discurso pela meritocracia, Guilherme, que foi o destaque do jogo contra o Sport com dois gols, deve permanecer ao lado de Sassá que, apesar das enormes dificuldades que teve contra a zaga pernambucana, parece ter ganhado a posição de Roger.


Provável escalação do Botafogo para o jogo de hoje no
 Niltão (@RedaçãoSporTV)
Começando por Gatito no gol, a defesa deve ser a mesma que começou o último jogo com Emerson Santos improvisado na lateral-direita, Joel Carli que deixou o campo com dores mas foi confirmado por Jair, Emerson Santos que não foi bem contra o Sport mas tem sido um baluarte na Liberta e Victor Luis que continua reinando soberano pela esquerda.

No meio, sem poder contar com Bruno Silva que cumpre suspensão pela por ter levado o terceiro cartão amarelo no jogo em Guayaquil, Ventura confirmou as presenças de Airton que já voltara contra o Sport, João Paulo que vem subindo de posição e se firmou como titular, Camilo que vai readquirindo sua melhor forma e Pimpão que deve fechar pela direita.

Dessa forma, poderemos ver em campo: Gatito; Emerson Santos, Joel Carli, Emerson Silva, Victor Luis; Airton, João Paulo, Camilo; Guilherme, Pimpão e Sassá.
Sobre Montillo, o meia já está curado da lesão mas vem sendo preparado para a estreia no Brasileirão, contra o Grêmio lá no sul. Quanto a Jefferson e Luis Ricardo, os jogadores participaram de treinamentos específicos com os companheiros no campo de jogo mas não têm data para que voltem a atuar.


Sassá brinca com o filho no final do treino, às vésperas do
compromisso contra o Barcelona-EQU, no Niltão 

Mesmo que o forte do Botafogo nesses jogos decisivos tenha sido o conjunto, a doação em campo e o espírito de equipe, sempre temos um ou mais destaques individuais a cada jogo. No último, contra o Sport, foi a vez de Gatito Fernandez demonstrar a boa fase que vem atravessando e o crescimento técnico que experimenta desde o jogo contra o Olímpia quando foi decisivo na cobrança de pênaltis e nos deu a classificação. Cada vez mais seguro, frio e concentrado nas partidas, o goleiro voltou a brilhar defendendo um pênalti cobrado por Diego Souza que deu confiança à equipe para buscar o resultado; de Airton pela personalidade com que comandou o meio na sua volta até ser substituído por estafa; de João Paulo que, com a saída de B. Silva, comandou as ações na intermediaria e deu qualidade extra na saída de bola e; de Guilherme que, de "fominha" e "túmulo das jogadas do ataque", ganhou confiança e marcou os dois gols que deram a vitória ao Botafogo quando tudo parecia perdido na partida. 

Felizes aqueles que podem comparecer ao jogo de hoje... Hoje é dia de alegria (assim espero) para Jair e para a torcida que deve marcar presença em bom número ao Nilton Santos - mais de 30 mil ou mesmo 40 mil como propagou o clube na campanha #Bota40Mil - e empurrar o time para a classificação.


Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar.


 Por @FelipaoBfr/Botafogodeprimeira.com