terça-feira, 30 de maio de 2017

Depois de bater o Bahia no Brasileiro, Botafogo busca vaga contra o Sport em Recife pela Copa do Brasil






Agora é Copa do Brasil. Queremos a vaga nas quartas de 
final!  #VamosGanharFogo (@BotafogoOficial)
Dois jogadores brilharam intensamente na difícil vitória do Botafogo sobre o Bahia (1 a 0) domingo passado, no Nilton Santos pela terceira rodada do Brasileirão. Bruno Silva, autor do gol único da partida - um belo gol, diga-se de passagem - e Gatito Fernadez com defesas importantes que garantiram o resultado e hoje, só o goleiro estará em campo.

Isso já daria uma ideia do que foi a partida: um jogo amarrado, de pouca inspiração do ataque alvinegro e de sufoco intenso para a nossa defesa com as investidas perigosas do time baiano até o último minuto. Foram tantas as bolas tiradas por Gatito que o nosso arqueiro terminou a partida como o destaque da noite no Niltão. 



Veja no nosso post de pré-jogo quais eram as expectativas para esse jogo pelo Brasileirão após à passagem de fase na Libertadores mesmo com a derrota sofrida na Argentina: Depois de terminar a fase de grupos em primeiro, Botafogo muda o foco e recebe o Bahia no Nilton Santos...).




Em noite de Gatito e Bruno Silva, Botafogo vence o Bahia no
 Rio de Janeiro e fica em 8o. na tabela (Arte: FoxSports
) 
Nem bem o jogo havia começado (3') e o Bahia já disse a que veio. Renê Júnior testou uma bola da linha da pequena área escorando rebote na cobrança de escanteio. O lance obrigou Gatito a fazer a primeira grande defesa da partida. O jogo seguiu truncado com muitas faltas até que Camilo, aos 34', assustou o goleiro baiano numa cobrança de falta da entrada da área que passou rente à trave inimiga.

As chances foram surgindo para os dois lados até que Bruno Silva abriu o placar aos 43'. O meia alvinegro roubou a bola de Edson na intermediária e serviu a Pimpão. O atacante tocou de primeira por cobertura e o mesmo Bruno Silva emendou por cima do goleiro fazendo um belo gol.


No segundo tempo, o Bahia partiu em busca do empate e com isso o jogo ficou mais aberto do que antes e propício aos contra-ataques. Gatito seguiu defendo as bolas do jeito que dava e o nosso ataque perdendo chances seguidas. Numa delas, Arnaldo cruzou na meia-lua para Camilo que matou no peito, soltou a bomba rasteira da marca do pênalti que passou raspando a trave direita do arqueiro baiano. Logo em seguida, foi a vez de Joel perder mais uma boa oportunidade ao chutar para fora uma bola lançada na área com esmero. Numa outra, Guilherme perdeu a chance de ampliar ao chutar a bola em cima do goleiro.




Tabela atualizada após o encerramento da 3a. rodada. Com
 a vitória sobre o Bahia, o Bota saiu da 12a. para
 a 8a. posição (Arte: SporTV)
O que já não era fácil complicou mais ainda quando Jair, ao ter que substituir João Paulo por contusão, optou pela entrada de Gilson abrindo o time mais ainda. Mesmo assim, com luta e um pouco de sorte os Alvinegros conseguiram levar a vantagem até o final e comemorarem mais três pontos.

Com a vitória, a segunda seguida em casa sem levar gols, o Fogão chegou aos seis pontos e ocupa a oitava colocação na tabela nesse embolado começo de Brasileirão. Já o Bahia aparece na 13ª posição com os mesmos três pontos conseguidos na goleada de 6 a 2 sobre o CAP na primeira rodada.


Cumprida mais essa etapa, a maratona de jogos e viagens não para o Fogão. Nesta quarta-feira já tem jogo decisivo contra o Sport, no Recife, valendo vaga nas quartas de final da Copa do Brasil e no domingo, no horário das 11 horas da manhã, vamos encarar o Flamengo no clássico carioca da quarta rodada do Brasileirão confirmado para o estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, segundo confirmou a CBF.



Veja os resultados da maratona cumprida nessa quinzena e o compromisso que ainda falta com o Sport:


- 14/05 CAMPEONATO BRASILEIRO (19:00)


GRE 2×0 BOT


- 18/05 TAÇA LIBERTADORES (21:45)


BOT 1×0 ANA


- 21/05 CAMPEONATO BRASILEIRO (16:00)


BOT 2×0 PON


- 25/05 TAÇA LIBERTADORES (21:45)


EST 1×0 BOT


- 28/05 CAMPEONATO BRASILEIRO (19:00)


BOT 1×0 BAH


- 31/05 COPA DO BRASIL (21:45)


SPO × BOT


- 04/06 CAMPEONATO BRASILEIRO (11:00)


FLA×BOT



O Botafogo voltou aos treinos na tarde de segunda-feira e na terça treinou pela manhã no estádio Nilton Santos de onde partiu para o embarque para Recife. Como venceu o primeiro jogo por 2 a 1, o Alvinegro joga por um empate na Ilha do Retiro para voltar ao Rio com a vaga assegurada nas quartas de final da Copa do Brasil. Já o Sport, se classifica nos 90 minutos com um triunfo por 1 a 0 ou, caso sofra gols, terá de garantir uma vitória por dois ou mais gols de vantagem. Um 2 a 1 leva à disputa de pênaltis. O técnico Luxemburgo assumiu o time pernambucano ontem na vaga aberta com a demissão de Ney Franco e promete lutar pela vaga com afinco. Recuperado de contusão, o meia-atacante Diego Souza, que teve um pênalti na primeira partida defendido por Gatito, volta ao time hoje.



Veja o nosso post sobre a vitória heroica sobre o Spot no primeiro jogo: Um herói em cada jogo: reflexões sobre a vitória épica sobre o Sport pela Copa do Brasil...



Contra a Ponte na segunda rodada, tivemos a estreia do lateral-direito Arnaldo interrompendo um longo ciclo de improvisações na posição. O jogador foi titular também contra o Bahia mas não enfrenta o Sport hoje por não estar inscrito na competição. Outro desfalque certo para a batalha na Ilha do Retiro será o nosso artilheiro dos últimos dois jogos. Bruno Silva está suspenso por ter sido expulso no jogo de ida no Niltão.

Já Joel Carli, que foi poupado no jogo contra o Bahia, treinou normalmente com o grupo e deve voltar à equipe assim como Airton e o atacante Roger que ficaram no banco no último jogo mas não foram utilizados por Jair.


Dos demais jogadores que enfrentaram o Campeão da Copa do Nordeste domingo, há dúvidas sobre a presença do meio João Paulo que deixou a partida sentindo dores nas costas. Os demais, parecem estar aptos ao confronto.


Como Ventura fechou o último treino no Nilton Santos e não divulgou a equipe que começa jogando, podemos ter em campo a seguinte formação: Gatito, Emerson Santos, Carli, Igor Rabello e Victor Luis (Gilson); Airton, Lindoso e João Paulo (Matheus Fernandes) e Camilo; Pimpão (Guilherme) e Roger.



FICHA TÉCNICA
SPORT-PE X BOTAFOGO-RJ


Local: Ilha do Retiro, em Recife (PE)

Data: 31 de maio de 2017 (Quarta-feira)
Horário: 21h45 (de Brasília)
Árbitro: Raphael Claus (Fifa-SP)
Assistentes: Alex Ang Ribeiro (SP) e Tatiane Sacilotti dos Santos Camargo (Fifa-SP)

SPORT: Magrão, Fabrício, Matheus Ferraz, Durval e Eugenio Mena; Ronaldo, Rithely e Diego Souza; Osvaldo, André e Rogério

Técnico: Daniel Paulista (interino)

BOTAFOGO:
Gatito Fernández, Emerson, Joel Carli, Igor Rabello e Víctor Luís; Aírton, Rodrigo Lindoso, João Paulo (Matheus Fernandes) e Camilo; Rodrigo Pimpão e Roger

Técnico: Jair Ventura


Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar.



Por @FelipaoBfr/Botafogodeprimeira.com