segunda-feira, 22 de maio de 2017

Depois de vencer a Macaca, Botafogo vai à Argentina em busca de vantagem nas oitavas da Libertadores






Botafogo venceu a Ponte Preta no Nilton Santos com gols
de Bruno Silva e Lindoso (FoxSports)
Depois de vencer a Macaca por 2 a 0 no domingo pela segunda rodada do Brasileirão, o Botafogo treinou na terça-feira no Nilton Santos e embarcou para a Argentina onde enfrenta o Estudiantes às 21h45 de quinta, no Estádio Centenário do Quilmes, pela última rodada da fase de grupos da Libertadores. Pimpão suspenso, Emerson Silva, Montillo e Leandrinho no DM e Camilo poupado, não viajaram.


Veja a lista de relacionados:

Goleiros: Gatito, Helton Leite e Saulo
Zagueiros: Carli, Igor Rabello, Emerson Santos e Marcelo
Laterais: Victor Luis e Gilson
Volantes: João Paulo, Bruno Silva, Lindoso, Airton, Dudu Cearense, Matheus Fernandes e Fernandes
Atacantes: Roger, Guilherme, Joel e Pachu


Mesmo classificado para a fase de oitavas da competição, o jogo contra os argentinos tem importância para os alvinegro por valer a liderança do Grupo 1. Quem terminar em primeiro vai decidir a vaga à próxima fase em casa além de não cruzar com os líderes dos outros grupo no sorteio. Para o Botafogo, essa condição pode vir até mesmo com um empate. Basta que o Barcelona de Guayaquil seja derrotado pelo Atlético Nacional, na Colômbia, no jogo outro jogo desse grupo.

Sendo assim, a tendência é que Jair Ventura mande a campo a maioria dos titulares disponíveis: Gatito, Emerson, Carli, Igor Rabello e Victor Luis; Lindoso, Airton, Bruno Silva e João Paulo; Guilherme e Roger.


Tabela do Grupo 1 da Libertadores atualizada após a penúltima
 rodada dessa fase 
(SporTV)
Barcelona e Botafogo chegaram aos dez pontos e os equatorianos lideram o Grupo 1 por ter feito um gol a mais do que os brasileiros.

Depois de começar mal a sequência de jogos programados para essa quinzena, o Glorioso se recuperou com duas vitórias em sequência. Uma sobre os colombianos pela Liberta e a outra sobre a Ponte Preta pelo Campeonato Brasileiro. Veja os resultados e os compromissos que ainda temos pela frente:




- 14/05 CAMPEONATO BRASILEIRO (19:00)

GRE 2×0 BOT

- 18/05 TAÇA LIBERTADORES (21:45)

BOT 1×0 ANA

- 21/05 CAMPEONATO BRASILEIRO (16:00)

BOT 2×0 PON

- 25/05 TAÇA LIBERTADORES (21:45)

EST × BOT

- 28/05 CAMPEONATO BRASILEIRO (19:00)

BOT × BAH

- 31/05 COPA DO BRASIL (21:45)

SPO × BOT



Na vitória sobre a Ponte, o Botafogo passeou em campo e em momento algum perdeu as rédeas da partida. No melhor estilo Jair Ventura, o time se fechou atrás, deu a posse de bola ao adversário e cobrou caro matando o jogo em jogadas rápidas de contra-ataques.


Veja, no nosso post de pré-jogo, as perspectivas para a primeira vitória do Bota no Brasileirão: Botafogo recebe a Macaca no Nilton Santos em busca da primeira vitória no Brasileirão...


É o segundo jogo seguido com vitória do Fogão, em casa, contra adversários qualificados e sem levar gols. O time fez 1 a 0 no Atlético Nacional, atual campeão da Liberta, que lidera o Campeonato Colombiano e 2 a 0 na Ponte Preta, vice do Paulistão, que vinha de goleada sobre o Sport na primeira rodada do Brasileirão.

Depois de mostrar consistência com variadas formações, o miolo de zaga alvinegro parece ter alcançado a plenitude de eficiência com a dupla Carli e Rabello nos últimos dois jogos. Mesmo encarando a Libertadores pela primeira vez na carreira, a dupla vem mostrando o equilíbrio necessário para a disputa, unindo a experiência do Xerife Carli (30) e o dinamismo do jovem General Rabello (22). Quem agradece é o goleiro Gatito que, com essa formação, vem trabalhando com mais segurança e demonstra cada vez mais confiança debaixo do gol.  Lembro do goleiro defendendo um chute a queima-roupa de Lucca e mais um ou outro lance em que foi bem.

Completando a linha de defesa tivemos a estreia do lateral Arnaldo, interrompendo um longo ciclo de improvisações na posição, e Vitor Luis pela esquerda se arriscando mais no apoio do que de costume. Arnaldo começou o jogo meio perdido no posicionamento. E mesmo guarnecido por Bruno Silva, levou uma ou duas bolas nas costas que o fizeram sossegar no jogo. Com isso, se arriscou muito pouco nas subidas ao ataque. Mostrou força e velocidade e, melhor entrosado com os companheiros, pode nos ajudar muito no restante da temporada.

Muito do sucesso alcançado pela defesa pode ser imputada a linha intermediária. Formada com Lindoso (depois Airton que começou no banco), Bruno Silva e João Paulo, a proteção foi garantida com qualidade para distribuir o jogo e chegar forte lá na frente. Tanto que os dois gols da vitória alvinegra foram marcados por Bruno Silva e Lindoso, um em cada tempo. No primeiro, Roger ajeitou e Bruno Silva acertou um belo chute sem chances de defesa para Aranha. No segundo, Guilherme, que havia entrado no lugar de Roger, arrancou pela esquerda e rolou para Rodrigo Lindoso que, da entrada da área, bateu forte no canto esquerdo sem chances de defesa.

Camilo flutuando à frente dessa linha intermediária, Pimpão fechando pela esquerda e Roger na posição de pivô, completaram a formação equilibrada montada por Jair para esse jogo. Individualmente, Camilo parece estar jogando no sacrifício e não vem rendendo o esperado. Tanto que foi substituído por Gilson no começo do segundo tempo e será poupado no jogo contra os argentinos. Mesmo assim, o camisa 10 vem se esforçando para recuperar a forma e luta para mostrar o mesmo futebol da temporada passada quando foi um dos destaques do time.


Segunda parte da tabela do Brasileirão após a 2a. rodada.
O Botafogo aparece na 12a. posição (SporTV)
Nesse jogo específico, Pimpão também não mostrou o mesmo rendimento do jogo de meio de semana, contra os colombianos, quando marcou o gol da vitória. O atacante correu muito mas pouco produziu.

O mesmo aconteceu com Roger. Nosso camisa 9 se esforça, briga com os zagueiros, briga com a bola mas faz tempo que não marca um gol e isso parece estar mexendo com ele. Acabou substituído por Guilherme que, aos 37 minutos, teve a chance de ampliar o placar. Recebeu na área, se livrou da marcação e chutou forte. Aranha fez defesa parcial e o rebote ficou com o próprio Guilherme que voltou a concluir para grande defesa do goleiro.

Com a vitória, o Botafogo marcou seus três primeiros pontos na competição e subiu para a 12ª posição. A Ponte que vinha de goleada sobre o Sport, tem a mesma pontuação, mas ocupa a nona colocação na tabela. Pelo Brasileiro, o Alvinegro joga novamente em casa no domingo, às 19h, contra o Bahia.

Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar.


Por @FelipaoBfr/Botafogodeprimeira.com