domingo, 4 de junho de 2017

Mirando o G-4, Botafogo vai a São Paulo onde enfrenta o Santos pelo Brasileirão





Mais uma decisão! É assim que o Botafogo encara seus jogos. 
Amanhã tem Brasileirão! (@BotafogoOficial)
O Botafogo embarcou para São Paulo onde enfrenta o Santos na noite desta quarta-feira (21h), no Pacaembu, ainda bastante desfalcado. Ontem, no Rio, o grupo fez um treino-apronto pela manhã no campo anexo do Estádio Nilton Santos sem a presença da imprensa.

O time vem de um jogo muito duro contra o Flamengo disputado às 11 horas do último domingo, no gramado horrível do Raulino Oliveira, Volta Redonda e as consequências disso foram as piores possíveis para os alvinegros. O volante Airton fraturou a fíbula numa disputa de bola com Arão e o lateral Victor Luiz torceu o joelho numa disputa de bola com o mesmo jogador. Airton passou por cirurgia ao chegar ao Rio após o jogo e Victor teve um diagnóstico mais favorável do que as imagens do lance sugeriam. O lateral sofreu um estiramento no joelho e iniciou o tratamento logo após o jogo. Chama a atenção o fato que os dois lances ocorreram em disputas de bola com Arão. Não se pode atribuir ao rubro-negro responsabilidade direta sobre os feitos mas é estranho que ele esteja presente nas duas "cenas do crime".

Mesmo enfrentando um adversário desgastado e com desfalques importantes (veja o nosso post de pré-jogo e entenda: Com desfalques importantes, Botafogo encara o Flamengo em volta Redonda pelo Brasileirão... ) o time rubro-negro não passou de um empate. Nem mesmo passar a semana inteira treinando no bem bom foi o suficiente para furar a defesa alvinegra, mesmo com a volta de Diego e a entrada de Vinícius Junior. Com o resultado, o time do Flamengo caiu para a 12a. colocação.

O time da Gávea propôs o jogo na maior parte do tempo, criou algumas chances mas esbarrou no sólido sistema defensivo armado por Jair. O Botafogo teve a infelicidade de perder dois jogadores, ainda no primeiro tempo, o que prejudicou o planejamento de Ventura para a partida. O treinador teve as opções para mudar o andamento da partida limitadas pelas ocorrências.

No jogo inteiro, destaco um lance de Vinícius Junior (38') que havia entrado no segundo tempo. O atacante recebeu de Everton, tentou encobrir Gatito Fernández e a bola se chocou com o travessão. Pelo lado alvinegro, lamentamos o gol incrivelmente perdido pelo atacante Roger que chutou para fora a melhor chance da partida. Com a rapidez que lhe é peculiar, Arnaldo arrancou pela direita e cruzou para o atacante alvinegro, livre, na grande área. A bola passou por Pimpão e chegou a Roger que, diante de Muralha, tenta colocar a bola no canto rente ao trave mas chutou para fora e desperdiçou o lance.


Esse confronto já decidiu até título brasileiro! Quem vai levar 
a melhor na quarta, torcedor? Santos x Botafogo é 
exclusivo no Premiere! (@Premiere)
Mas bola pra frente porque hoje já tem "clássico" contra o Santos na terra da garoa. Jair não anunciou o time que sai jogando mas conta com as presenças de Montillo, depois de dois meses fora se tratando de lesão na coxa e depois na panturrilha, e de Lindoso que, recuperado de dores na coxa que o afastaram do último jogo, voltam a ficar à disposição.

Por outro lado, Camilo, com dores no ombro direito desde a vitória sobre o Bahia, e Guilherme, que sentiu a coxa no jogo-treino antes do clássico, não participaram da prática e nem viajaram para São Paulo com a delegação.

Montillo não foi a única novidade no Botafogo na semana. Na quinta-feira, Luis Ricardo, Emerson Silva e Leandrinho iniciaram a transição em campo trabalhando à parte do grupo. O trio ainda não está à disposição da comissão técnica. O mesmo ocorreu com Jefferson que segue treinando mas ainda não volta ao time como supunha a torcida. O clube marcou mais um jogo-treino como preparação para o goleiro, dessa vez, contra o Bangu que está rolando hoje.


Classificados para as próximas fases da Copa do Brasil e Libertadores e com folga até agosto nestas competições, o Botafogo concentra forças agora no Brasileirão. Depois do empate em 1 a 1 no clássico contra o rubro-negro a sequência de jogos e viagens continua com o embarque para SP e confronto contra o Santos.

Veja:

04/06 CAMPEONATO BRASILEIRO (11:00)
FLA 0 ×0 BOT

07/06 CAMPEONATO BRASILEIRO (21:00)
SAN × BOT

11/06 CAMPEONATO BRASILEIRO (11:00)
BOT × CFC

14/06 CAMPEONATO BRASILEIRO (19:30)
VIT × BOT

18/06 CAMPEONATO BRASILEIRO (16:00)
CHA × BOT

21/06 CAMPEONATO BRASILEIRO (21:00)
BOT × VAS

26/06 CAMPEONATO BRASILEIRO (20:00)
BOT × AVA


Tabela do Brasileirão atualizada após o encerramento da 4a. 
rodada. O Botafogo ocupa a 7a. posição com 7 pontos 
(Arte: Sportv)
O Botafogo vem de um empate no clássico contra o Flamengo, duas vitórias em casa sem levar gols - contra Ponte Preta e Bahia - e uma derrota na estreia contra o Grêmio, na Arena. Com esses resultados, o Fogão chegou aos sete pontos com 58% de aproveitamento e aparece na 7a. posição da tabela nesse embolado começo de Brasileirão.

Já o adversário dessa quarta, vem de duas derrotas consecutivas e demitiu o técnico Dorival Júnior no começo da semana. A última, contra o rival Corinthians, por 2 a 0, no clássico paulista de sábado. Contra o Bota, o Santos será comandado pelo auxiliar-técnico Elano apesar de já ter fechado com Levir Cupi para o restante da temporada. O alvinegro praiano somou apenas três pontos em quatro jogo e ocupa agora a 16a. posição na tabela.


Clique e veja a tabela completa com todas as rodadas até o fim do Brasileirão: Blog do FelipaoBfr: TABELA DO BRASILEIRÃO 2017 (JOGOS DO BOTAFOGO)


Como não revelou a escalação, a tendência é que Jair Ventura mantenha João Paulo adiantado na vaga de Camilo apesar do meia não ter ido muito bem na função contra o Flamengo. Isso porque Montillo, que é o especialista da posição, está voltando de contusão e deve ficar no banco como opção. Ainda sem Jefferson, Helton Leite volta ao gol alvinegro uma vez que Gatito Fernandez foi convocado para amistoso da seleção paraguaia e não enfrenta o Santos.

Na linha de proteção à zaga, Matheus Fernandes deve ser mantido no time ao lado de Lindoso que está voltando e Dudu Cearense que entrou no segundo tempo contra o Flamengo, já que Bruno Silva levou o terceiro cartão amarelo e cumpre suspensão.

Dessa forma, o time provável do Botafogo vai de : Helton Leite, Arnaldo, Carli, Rabello, Gilson, Lindoso, Matheus Fernandes, Dudu, João Paulo, Pimpão e Roger

Além da volta de Montillo depois de uma ausência de dois meses, outros acontecimentos movimentaram a semana no clube: ontem o zagueiro Igor Rabello teve o contrato renovado até 2019; o presidente Carlos Eduardo apareceu no campo de treinamento no último treinamento para um papo descontraído com a comissão técnica e jogadores. Durante cinco minutos, agradeceu pelo empenho do time e tratou do incentivo, moral e financeiro ao grupo como o pagamento de bichos pelo Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil; hoje também ocorreu o acerto com o Cruzeiro que prevê a transferência de Sassá (23) para o clube mineiro e a vinda do meia-atacante Marcos Vinícius (22) para o Botafogo, com os clubes mantendo os direitos de 50% dos jogadores para futuras negociações; no final da tarde surgiram notícias sobre a saída do atacante Joel que não rendeu o esperado com a acamisa alvinegra. O jogador seria devolvido ao Cruzeiro que o emprestaria ao Avaí para atender aos anseios da torcida. O assunto Luciano não evoluiu depois da conversa do clube com o empresário do jogador. A concorrência do Cruzeiro é forte mas temos esperança que a negociação se concretize à favor do Alvinegro.



FICHA TÉCNICA
SANTOS X BOTAFOGO


Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Data: 07 de junho de 2017, quarta-feira
Horário: 21h (de Brasília)
Árbitro: Jailson Macedo Freitas (BA)
Assistentes: Alessandro A. Rocha de Matos (BA) e Elicarlos Franco de Oliveira (BA)

SANTOS: Vanderlei; Victor Ferraz, Lucas Veríssimo, David Braz e Matheus Ribeiro; Renato, Thiago Maia e Vecchio; Vitor Bueno, Arthur Gomes e Kayke
Técnico: Dorival Júnior

BOTAFOGO: Helton Leite; Arnaldo, Joel Carli, Igor Rabello e Gilson; Rodrigo Lindoso, Matheus Fernandes, Dudu Cearense e João Paulo; Rodrigo Pimpão e Roger
Técnico: Jair Ventura

Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar.


 Por @FelipaoBfr/Botafogodeprimeira.com