terça-feira, 25 de julho de 2017

Botafogo recebe o Galo no Nilton Santos por uma vaga nas semifinais da Copa do Brasil



Pra cima, FOGO! Mais um jogo em casa, mais uma decisão
pela Copa do Brasil. (Botafogo de Futebol e Regatas)
Num espaço de apenas três dias, o Botafogo enfrentou dois Atléticos pelo Campeonato Brasileiro e, antes mesmo que se complete uma semana, vai enfrentar um terceiro pela Copa do Brasil.

Explico. No dia 20, quinta-feira, o Glorioso foi à Curitiba enfrentar o Furacão e não passou de um empate sem gols na Arena da Baixada. Jogou com os titulares, fez um primeiro tempo sonolento mas quase abriu o placar no final com dez jogadores em campo - Emerson foi expulso aos 39'/2o.T. Aos 47 minutos, Guilherme puxou um contra-ataque pela esquerda, deu um corte para o meio na sua jogada preferida e chutou forte rente à trave de Kléver.

Dando sequência à maratona de jogos e viagens das últimas semanas, uma parte da delegação partiu direto para Goiânia onde enfrentaria o Atlético Goianiense no domingo (23) e outra, composta por jogadores suspensos (Emerson, Joel Carli, Pimpão, Igor Rabello) e poupados (Roger e Lindoso), retornou ao Rio de onde partiu outra leva de jogadores (Kanu, Emerson Silva, Fernando, Wenderson, Fernandes e Lucas Campos) para completar o grupo que enfrentaria o Dragão no Estádio Olímpico de Goiânia.


Com os reservas, o Botafogo não passou de um empate contra
 o Atlético-GO (1 a 1). No lance do gol de empate dos goianos,
 Diego Rosa que tocou a bola, estava impedido (FoxSports)


Desta feita, com um time basicamente de reservas (reforçado apenas por Bruno Silva), o Bota não passou de um empate por 1 a 1 contra o lanterna da competição. Num jogo muito ruim tecnicamente, principalmente no primeiro tempo, o Botafogo abriu o placar aos 23 minutos do segundo com Vinícius Tanque escorando de cabeça um bom cruzamento de Gilson pela esquerda.

Quando tudo parecia resolvido, sete minuto depois o Alvinegro cedeu o empate numa pixotada de Dudu Cearense. Próximo a grande área, o meia perdeu a jogada numa saída de bola equivocada que teve a participação de Jefferson. O lance se complicou mais ainda quando Emerson Silva resolveu intervir no lance. O zagueiro poderia ter evitado o gol se desse um bico na pelota para escanteio mas exitou e permitiu a rebatida de Paulinho que escorou para dentro do gol. No lance, Diego Rosa, que participou deliberadamente da jogada, estava claramente em posição de impedimento e foi estranhamente ignorado pelo trio de arbitragem. Lamentável tudo isso!


Tabela atualizada após a 16a. rodada do Brasileirão. Com mais
um empate, o Botafogo somou 24 pontos e ocupa agora
 a sétima posição. (SporTV)
Com mais esse empate fora de casa, o Botafogo soma agora 24 pontos e permanece na 7a. posição com 50% de aproveitamento. Foram seis vitórias (quatro em casa e duas fora), seis empates (dois em casa e quatro fora) e quatro derrotas (uma em casa e três fora).

Se a chance de chegar ao G-4 escapou novamente, pelo menos permanecemos numa posição estratégica que nos permite continuar brigando por posições lá na frente. Com o time inteiro e com o padrão de jogo estabelecido ao longo da temporada, temos plenas condições de repetir o feito do ano passado quando conseguimos a vaga para a Liberta no último jogo do campeonato. Veja no nosso post de pré-jogo: Depois de um empate sem graça contra o CAP, o Botafogo vai a Goiânia encarar o lanterna do Brasileirão...



Veja a o que já foi e o que ainda está por vir para o Botafogo no mês de julho:

02/07 - CAMPEONATO BRASILEIRO (16:00)
COR 1×0 BOT
06/07 - TAÇA LIBERTADORES (21:45)
NAC 0×1 BOT
09/07 - CAMPEONATO BRASILEIRO (19:15)
BOT 1×1 CAM
12/07 - CAMPEONATO BRASILEIRO (21:00)
FLU 0×1 BOT
17/07 - CAMPEONATO BRASILEIRO (20:00)
BOT 2×1 SPO
20/07 - CAMPEONATO BRASILEIRO (19:30)
CAP 0×0 BOT
23/07 - CAMPEONATO BRASILEIRO (19:00)
ACG 1×1 BOT
26/07 - COPA DO BRASIL (19:30)
BOT  ×  CAM
29/07 - CAMPEONATO BRASILEIRO (16:00)
BOT  ×  SAO


Clique e veja a tabela completa com todas as rodadas até o fim do Brasileirão: TABELA DO BRASILEIRÃO 2017 (JOGOS DO BOTAFOGO)


Se no Brasileirão as coisas ficaram no banho-maria, nesta quarta-feira, pela Copa do Brasil, precisa ser diferente. Com força máxima e precisando vencer para tirar a vantagem dos mineiros, o Botafogo terá que propor o jogo contra um Atlético-MG conturbado pela troca de técnico ocorrida na semana passada e pelas duas derrotas seguidas no Brasileiro no Horto. Rogério Micale assumiu a vaga de Roger Machado que foi demitido. A decisão de vaga está marcada para às 19h30 no Nilton Santos, com expectativa de um grande público no estádio.


Os resultados do Botafogo nas disputas de mata-mata pela
 Libertadores  na temporada (Arte: SporTV)
Como o Galo venceu o primeiro jogo por 1 a 0 em Belo Horizonte (gol de Casares), o Glorioso precisa vencer por dois ou mais gols de diferença nesta quarta para avançar para as semifinais. O empate garante a equipe mineira e se o placar for o mesmo do primeiro jogo, a decisão será nos pênaltis.

Conforme as estatísticas do confronto, Botafogo e Atlético já se enfrentaram oito vezes em mata-mata, com seis triunfos dos cariocas e apenas dois dos mineiros. Computando-se todas as competições, Bota e Galo já se enfrentaram nove vezes no Nilton Santos, com sete vitórias do Glorioso, um empate e uma derrota. Já na história da Copa do Brasil, o Botafogo venceu os três jogos que disputou no Rio de Janeiro contra o eles. Para finalizar, o Atlético-MG nunca conseguiu eliminar o Botafogo em um confronto na história da Copa do Brasil nos três cruzamentos. Hoje, diante da torcida alvinegra, precisamos escrever mais uma página glorioso no confronto.

Os resultados do Botafogo nas disputas de mata-mata pela
 Copa do Brasil na temporada (Arte: SporTV)
Sem tempo para treinamentos específicos e com a maioria dos titulares disponíveis, Jair irá mandar a campo a chamada força máxima lembrando que os últimos quatro jogadores que chegaram ao clube não poderão atuar pela Copa do Brasil. É o caso de Arnaldo (contundido), Marcos Vinícius, Brenner e Leo Valencia que nem regularizado na CBF foi ainda.

O goleiro Gatito Fernandez treinou hoje com o grupo visando o jogo contra o São Paulo mas ainda não foi liberado totalmente pelo DM.
Dessa forma, o Botafogo deve iniciar o jogo com: Jefferson, Emerson Santos (Luis Ricardo), Joel Carli, Igor Rabello, Victor Luís; Rodrigo Lindoso, Bruno Silva, Matheus Fernandes, João Paulo; Rodrigo Pimpão e Roger.


Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar.


 Por @FelipaoBfr/Botafogodeprimeira.com